fbpx
07/10/2019

Como domar a ansiedade para emagrecer

"Eu comi porque estava ansiosa"

#QuemNunca?

Muitas mulheres sentem ansiedade principalmente com a vida corrida que temos hoje em dia.

Elas fazem tudo para os outros, mas não conseguem fazer pra elas e por isso não conseguem emagrecer.

Ter que dar conta de levar as crianças na escola, ir trabalhar, fazer compra pra casa, estudar, pensar como vai ajudar a irmã que ligou dizendo que está com problema, entregar os projetos e as metas do mês (porque o fechamento do trimestre está logo aí) ...

... preparar a apresentação de amanhã, conferir os relatórios da reunião da segunda-feira, dar conta da caixa de emails que está transbordando ...

... dar atenção pra família, cuidar dos filhos, da casa, do pet e até do marido.

Ufa !!! Mas ainda não acabou.

Alguém muito importante ficou de fora destas tarefas:

Você!

Também temos que arrumar um tempo pra cuidar de nós.

Sim!

Como ir a academia, fazer a corrida matinal, ir ao crossfit, ao futebol, a aula de dança de salão, ao pilates, ao salão pra fazer/cortar o cabelo, fazer as unhas, ler os periódicos para se manter atualizado e ... < inclua aqui os seus hobbies >

Mas antes de continuarmos:

Segundo a biblioteca virtual em saúde do Ministério da Saúde, a ansiedade tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo. Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

Importante: A ansiedade pode ser uma patologia dependendo da intensidade e somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis aqui neste post tem carácter informativo e não visam tratar nenhuma patologia, nem ser substituto para nenhum tratamento médico. Então, consulte sempre o seu médico.

Vamos falar aqui das nossas emoções e entender como a sensação da ansiedade (e não da patologia, ok?) nos atrapalha e quando ela pode ser boa.

Será que pode mesmo ser boa? (Na minha opinião não é, mas eu já explico)

Vamos lá: Ansiedade é preocupação com o futuro.

Eu nunca vi ninguém ansioso com o passado. Já vi triste ou feliz com o passado mas ansioso nunca.

Então, ficamos ansiosos porque criamos uma expectativa de um determinado assunto e nosso diálogo interno fica a mil por hora bolando variáveis e possíveis resultados.

Isto provoca sentimentos de preocupação, angústia e medo. Normalmente porque não temos todas as informações em mãos ou porque você sabe que alguma coisa importante não foi feita.

Quando acontece o contrário, isto é, quando você está por dentro de tudo o que está acontecendo e sabe que foi feito tudo o que devia ser feito, o sentimento que surge é de otimismo.

É como quando o aluno estuda bastante para a prova e está seguro e confiante com o resultado e ele vai dormir bem. Já o aluno que não prestou atenção na aula e não estudou o suficiente, vai ficar preocupado com o resultado futuro e provavelmente não vai ter uma boa noite de sono. E como fazemos para controlar estes sentimentos?

  1. Pegue papel e uma caneta.
  2. Anote tudo o que te preocupa, fazendo uma lista por assuntos
  3. Em outra folha, para cada um dos assuntos que você anotou, liste tudo o que pode e o que deve ser feito com relação aqueles assuntos (aqui são as ações, o que vai ser feito)
  4. Separe esta segunda lista em itens que estão sob a sua responsabilidade e itens que você não tem controle algum, isto é, assuntos que você não pode fazer nada sobre
  5. Separe a lista das ações que estão sob sua responsabilidade e coloque uma data para quando você vai fazer cada uma delas (sugestão: se houver ações que levem menos de 2 minutos, faça no mesmo momento e tire isto da sua frente)
  6. Da lista que você não tem nenhuma ação, você não tem o que fazer.

Pronto, desta forma você consegue enxergar tudo o que precisa fazer. E isto vai te deixar mais calma porque sabe que analisou tudo o que lembrou daquele assunto.

"E se eu lembrar de mais alguma coisa?"

Coloque este novo assunto primeira lista e repita os passos acima.

Depois de colocar tudo no papel, aumentará também o seu sentimento de produtividade porque você conseguirá visualizar todas as pequenas tarefas do dia a dia, que soltas parecem bobas, mas que somadas, consomem muito tempo e energia.

Aí você me pergunta: E como eu uso tudo isto para me ajudar a emagrecer?

Da mesma forma: Anote tudo o que te preocupa e o que você deve fazer a respeito.

Exemplo: muitas pessoas comem demasiadamente, não fazem atividades físicas ao longo da semana e no dia de se pesar fica torcendo para o ponteiro baixar. E tem gente que ainda diz: "Mas eu fiz tudo certo e não emagreço".

Mas o que é "tudo certo"?

Pegue o seu plano alimentar que a nutricionista te passou, anote o que você vai comer e quando vai comer e também quando vai fazer atividades físicas. Quanto mais você cumprir o plano, menos vai ter que torcer pelo resultado.

Por fim, na minha opinião, a ansiedade por si só não é boa. Principalmente quando ela gera o medo e te paralisa. Então use-a para agir.

Faça o teste e veja seus sentimentos se transformarem. Garanto que até o seu sono agradecerá (o meu agradeceu)

um beijo,

Flavia Monzano

Sobre a Flavia Monzano

Coach de emagrecimento, bem estar e saúde e é especialista em mudança de hábitos e emagrecimento definitivo. Depois de lutar por 15 anos com a compulsão alimentar e efeito sanfona, ela eliminou 40 quilos em apenas 11 meses sem remédios nem cirurgias. Ela acredita que toda mulher pode ter e manter o corpo que quiser por isso criou um método replicável que tem ajudado suas alunas a emagrecer e se manterem magras. Saiba mais ...

Você quer emagrecer comendo sem eu te passar dieta nem atividade física?
Se você é mulher e quer emagrecer saiba como na Minissérie Descomplicando seu Emagrecimento. Aperte agora o botão abaixo e inscreva-se gratuitamente para assistir
SAIBA MAIS
VEER COACHING CONSULTORIA E TREINAMENTO - CNPJ 29.241.564/0001-06
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram